E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música. (F. Nietzsche)





quinta-feira, 30 de junho de 2011

Educação e autoridade paternal



A vida sempre nos entrega "tarefas" que de um jeito ou de outro nos faz crescer até que nos tornamos Homens.
Sempre procuro abraçar todas elas com coragem tentando tirar a melhor lição que ela possa me proporcionar.
Hoje, já pai de uma filha, eu tenho para mim que a "tarefa" mais desafiadora existente nesta caminhada, seja a de educar.
Educar te dá entendimento pleno daquilo que foram seus pais, e possibilita honrá-los fazendo melhor com seu filho. Educar é ser milagre na hora do socorro; é ser carinho; é ser justiça na hora do erro; é ser alegria na hora da diversão; é ser apoio na hora do desânimo.
Mas acima de tudo, creio, que a parte mais minuciosa desta "tarefa" é a de trazer ao seu filho a consciência moldada num caráter sólido. O curso deste mundo trabalha em desfavor disto, e a batalha é estabelecida em nível espiritual. A briga é contra potestades, e hoje, sei  mais do que nunca, que a autoridade espiritual de um pai, quando firmada na autoridade de nosso Pai celeste é eficaz contra todo o deserviço do mundo. Quando falo da autoridade me refiro àquela que se estabelece pelo amor. Esta abala os poderes do mundo invisível e deixa espíritos perplexos de tudo isso. Aprendi, e sei, sem saber como, mas para mim já basta.
O resultado nós vemos a medida em que a criança cresce e o paradoxo é que você aprende muito mais que eles, pois tudo isto é um aprendizado adquirido Dele, nosso Pai do céu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores